Cuidando do Paciente desde a Sala de Espera

Hoje em dia é fato que, para muitas pessoas, aguardar o atendimento de um médico ou de um dentista é um fator que gera ansiedade, nervosismo e apreensão.

Para algumas pessoas, tais momentos são delicados, pois envolvem questões sobre a saúde e o próprio bem-estar. No caso dos consultórios odontológicos, por exemplo, a situação de desconforto é bem mais comum, visto que alguns pacientes já nutrem certo receio de dentistas e ficam nervosos e afoitos antes mesmo do atendimento.

Uma das maneiras mais eficientes para proporcionar calma, tranquilidade e o conforto dos pacientes é investir em uma sala de espera com visual mais agradável, espaço mais confortável e que transmita maior confiança e segurança.

A importância de uma sala de espera bem projetada

A sala de espera é, na maioria das vezes, o primeiro contato entre médico e paciente, portanto, causar uma boa impressão já nessa primeira etapa é uma maneira eficiente de melhorar a relação entre ambos, que deve ser de mútua confiança.

É nesse ambiente, na sala de espera, onde o público muitas vezes aguarda o diagnóstico final de alguma doença. Sendo assim, é normal que tal local seja, em alguns casos, marcado pelo estresse e ansiedade.

A sala de espera de um consultório deve ser pensada e planejada de maneira que proporcione melhor conforto para os pacientes. Diante disso, o objetivo principal é promover calma ao paciente e aos acompanhantes. Ao invés de um aparelho de televisão em um volume alto e incômodo e que geralmente apresenta uma programação que não é do agrado de todos, uma opção é oferecer um vídeo educativo sobre saúde, abordando o quanto é seguro e importante o procedimento médico. Outra opção são panfletos e informativos com conteúdos que abordam o uso e a segurança das novas tecnologias, bem como trazem informações acerca de doenças e formas de prevenção e tratamento.

O fato é que, diante de uma sala de espera mais confortável e aconchegante, o atendimento se torna mais fácil e a melhora na saúde é evidente.

O ambiente ideal

A preparação e o arranjo de uma sala de espera aprazível para o paciente começa com as cores adequadas. As cores que possuem tons mais suaves e neutros podem provocar sensações de maior calma e conforto. No entanto, as cores dotadas de tons mais intensos e quentes (tais como bege e amarelo claro) podem acarretar mais vida e energia para a sala de espera. Portanto, é importante saber manter um equilíbrio entre o jogo de cores.

A iluminação também é um detalhe relevante. No caso de uma sala de espera, é pertinente utilizar luz natural filtrada por cortinas leves, pois assim transmite calma e tornam o ambiente mais agradável.

A atenção nos móveis e cômodos também deve ser levada em conta. As poltronas ideais devem ser confortáveis, proporcionando para o paciente mais relaxamento e tranquilidade. É importante também saber equilibrar as cores dos móveis com as cores das paredes.

A presença de folhagens, colocadas de forma discreta, também traz um clima mais familiar para o ambiente. Além disso, outra boa alternativa é preencher as paredes com quadros. Se preferir, pode ser apenas um quadro grande ou dois ou três pequenos. A ilustração ideal dos quadros deve remeter a paisagens lúdicas de campos abertos e natureza.

Portanto, melhorar o ambiente de uma sala de espera já é uma maneira eficiente de garantir a boa saúde dos pacientes. São dicas pequenas e detalhes ínfimos, mas que podem fazer uma enorme diferença.